... O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...

William Shakespeare



Sejam bem vindos ao II período!!!

Sejam bem vindos ao II período!!!



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Só pra você saber:



A AD2 de Grandes Temas e a parte A da AD2 de Introdução a Informática já se encontram disponíves na plataforma.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A especificidade dos vírus


Os nucleotídeos do DNA


Ligação entre duas fitas de DNA


Esquemas de moléculas de DNA, no plano e retorcida


Esquema de molécula de RNA


Esquema de duplicação de DNA - I


Esquema de duplicação de DNA - II


Transcrição: DNA faz RNA - II


Transcrição: DNA faz RNA - I


Correspondência entre as unidades do DNA e do RNA e os aminoácidos da proteína a ser sintetizada


RNA transportador


Os cinco reinos



Célula vegetal


O aspecto e distribuição dos organelos difere de célula para célula e mesmo na própria célula em momentos diferentes. Diversos componentes celulares são comuns às células animais e às células vegetais. Existem, contudo, alguns componentes da célula animal que aqui, na célula vegetal, não se encontram: lisossomas, centríolos, e flagelos.

Célula animal


O aspecto e distribuição dos organelos difere de célula para célula e mesmo na própria célula em momentos diferentes. Diversos componentes celulares são comuns às células animais e às células vegetais. Existem, contudo, alguns componentes da célula vegetal que aqui, na célula animal, não se encontram: parede celular, cloroplastos, vacúolo central e tonoplasto assim como plasmodesmos.



As notas de GTB já se encontram na plataforma!!!

Em: Sistemas Complementares - Sistema Acadêmico - Clica em Redirecionar para Sistema acadêmico - Alunos - Notas do Semestre.





"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a humanidade!!!"

(Leonardo Da Vinci)

21 de Setembro: Dia da Árvore!!!

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

No dia 16 de setembro de 1987, o Protocolo de Montreal foi aberto para as assinaturas dos países que estivessem de acordo em estabelecer etapas para a redução e proibição da manufatura e uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio. Desde então, passou-se a celebrar a data como o Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio.
O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro, que se concentra na chamada estratosfera, uma região situada entre 20 e 40 km de altitude. A diferença entre o ozônio e o oxigênio dá a impressão de ser muito pequena, pois se resume a um átomo: enquanto uma molécula de oxigênio possui dois átomos, uma molécula de ozônio possui três.
Essa pequena diferença, no entanto, é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida na Terra. A natureza, sabiamente, protegeu nosso planeta com um escudo contra a irradiação ultravioleta prejudicial (UV-B, ou radiação biologicamente ativa). Esse escudo, a camada de ozônio, absorve grande parte da radiação ultravioleta perigosa, impedindo que esta chegue até o solo. Sem essa proteção, a vida na Terra seria quase que completamente extinta.
A UV-B provoca queimaduras solares e pode causar câncer de pele, inclusive o melanoma maligno, freqüentemente fatal. Além disso, inibe a atividade do sistema imunológico humano, o mecanismo natural de defesa do corpo. Além de tornar mais fáceis as condições para que os tumores se desenvolvam sem que o corpo consiga combatê-los, supõe-se que haveria um aumento de infecções por herpes, hepatite e infecções dermatológicas provocadas por parasitas.
Origens do problema
A tese mais aceita hoje em dia é que o buraco do ozônio foi causado pelo próprio ser humano, através da contínua emissão na atmosfera de um composto químico, o clorofluorcarbono, mais conhecido como CFC.
Soluções
Diminuir a liberação de gases que destroem a camada de ozônio, comprando produtos (geralmente sprays, aparelhos de refrigeração e extintores de incêndio) que não contenham CFC. Geralmente, estes vêm acompanhados de um selo identificador
.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pra pensar...



"Atire a primeira pedra!" ou..........


Atire a primeira ROCHA?
As notas da AD1 de Dinâmica da Terra estão na plataforma CEDERJ em pdf na sessão Avaliações e gabaritos em Ferramentas da disciplina.

Só pra lembrar:
Sexta-feira, 18/09/09, aula com a Gisele às 18:00h.
Revisão para a AP1.
Nos vemos lá, ok?

Conteúdo das AP`s


Oi pessoal!!! Segue aí o que devemos estudar para as AP`s:
  • Dinâmica da Terra - 19/09/09

Aulas 3 a 14

  • Informática - 20/09/09

Para a AP1 você deve estudar os conteúdos dos Encontros 1, 2, 3 e 4 disponibilizados na Plataforma Lante, as aulas do Módulo que são referenciadas nestes encontros e os EPs (Exercícios Programados).

  • GTB - 27/09/09

Aulas 1 a 8